Black Friday – Não caia em golpes e fraudes.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), elaborou uma lista de orientações para serem adotadas nas compras digitais durante o período de promoções.
O objetivo é evitar que os consumidores caiam em golpes durante a Black Friday.
Com a pandemia, as compras online cresceram e, com isso, a quantidade de reclamações envolvendo comércio eletrônico quase dobrou, segundo a pasta.
Dados do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br) mostram que em 2019 foram 63.877 registros de reclamações, enquanto em 2020 esse número saltou para 119.010.
Segundo a Senacon, conhecer a reputação da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conexões seguras para proteção de seus dados são algumas das orientações para que o consumidor não caia em armadilhas.
O órgão também afirma é que preciso estar atento para comprar somente o necessário, não se deixando levar pelas compras por impulso.
A Black Friday, que entrou no calendário do comércio brasileiro nos últimos anos, ocorre na sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças, que é considerado a principal data comemorativa dos Estados Unidos e é mais importante até mesmo do que o Natal naquele país.
Este ano, ela ocorrerá no dia 25 de novembro.
Originalmente, os comerciantes faziam liquidação para zerar o estoque de produtos, tornando a data um grande atrativo para a compra de produtos com bons descontos.
No Brasil, a Black Friday inaugura o período de compras para o feriado natalino.
Confira as dicas:
Reputação da loja em que pretende comprar
O cliente pode checar a reputação de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br.
É possível ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas e a avaliação dos consumidores no site.
Consulte os sites comparadores de preços e produtos online
Há formas de comparar preços em sites de pesquisa e alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados.
Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta.
Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais.
Cuidado com e-mails e sites fraudulentos
O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou dispositivos móveis.
Presença de certificados de segurança de pagamentos
Não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança.
Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas.
Confira política de cancelamento ou troca de produto
Verifique se a loja física ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto após a compra.
Se permitir, no caso da loja física, faça constar uma observação (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca é permitida. Exija sempre a nota fiscal.
Devolva compras online em caso de arrependimento
No caso de compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor.
Já em compras feitas em lojas físicas não há essa garantia, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço.
Confira dados para pagamentos com PIX
Ao utilizar o PIX, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transferência, como checar os dados do recebedor.
Também é importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso.
Registre reclamação caso não consiga resolver problema
Se o cliente tiver problemas de consumo que não tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, ele tem à disposição a plataforma Consumidor.gov.br para solucionar conflitos que tenham ocorrido no período das promoções.
Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.
Fonte: Agência Brasil EBC
Black Friday – Não caia em golpes e fraudes
Mais dicas para se prevenir.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de ofertas para aplicar golpes que causam grande prejuízo.
Uma das datas mais esperadas pelo varejo está próxima e promete uma movimentação no comércio em todo o país.
No final deste mês de novembro, dia 25, consumidores poderão aproveitar as promoções da Black Friday.
No entanto, é preciso ter cuidado na hora de ir às compras, pois a data que caiu no gosto dos brasileiros é um chamariz para criminosos praticarem golpes.
As fraudes devem aumentar, como vem acontecendo em anos anteriores.
Por isso, para a data não virar uma dor de cabeça, confira dicas para não cair em fraudes.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de ofertas para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando a tática da engenharia social, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais e para o roubo de dados pessoais.
De acordo com Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, o consumidor deve redobrar os cuidados para fazer suas compras, e cita que nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais.
O especialista em segurança digital e consultor técnico da CertiSign Márcio D’avila explicou que os criminosos devem direcionar fraudes para o Pix, que completa um ano neste mês. Nesta modalidade, o pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea.
“É importante ter um antivírus no celular e, ao scanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação.
Também é imprescindível, observar se o site para qual você foi direcionado está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”, afirma ele.
Segundo D’avila a maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação.
Ele explica que é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página.
Ao observar esses sinais, o consumidor deve clicar no cadeado ou no selo e verificar as informações.
“Se a loja for ABC. com. br e o SSL tiver sido emitido para CBA. com .br, é provável que o site seja falso e, ao continuar a operação, seus dados poderão ser roubados”, explica.
Nas altas temporadas de compras, os ataques de phishing são ainda mais recorrentes.
A isca?
Promoções fabulosas que são enviadas por e-mail e mensagens, e, ao clicar no link, seus dados podem ser roubados.
“Não se deixe enganar pela aparência.
Muitos criminosos fazem cópias idênticas de e-mails e sites de lojas consagradas”, diz o especialista em segurança digital.
Para não cair nas armadilhas, D’avila indica verificar se no remetente do e-mail há erros de digitação e evitar clicar em links de promoções enviados por e-mail SMS e aplicativos de mensagens, principalmente aqueles que são encurtados impossibilitando verificar o endereço de direcionamento.
“A melhor medida para aproveitar as ofertas com segurança é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção de fato existe.
E, claro, checar se o site em questão é seguro”, afirma.
Aqui valem as mesmas dicas do item anterior: verificar se há um cadeado no navegador e um selo de segurança.
Recebimento do pedido
O especialista também pontua um novo golpe que está sendo aplicado por entregadores de má fé.
Com o intuito de obter dados, no momento da entrega o criminoso solicita que seja tirada uma selfie e uma foto do documento de identificação.
Com isso, são colhidas as informações pessoais e biométricas faciais que podem ser usadas para abrir contas em bancos digitais e solicitar empréstimos, por exemplo, entre outras transações sem o consentimento.
“Apenas conceda essas informações se tiver a certeza de que esse tipo de conferência faz parte do processo de controle da loja em que comprou.
Se não estiver certo disso, negue.
E, caso o entregador insista, informe que irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento”, explica D’avila.
Confira dez dicas da Febraban
• Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas
• Dê preferência a sites conhecidos. Verificar a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas
• Não clicar em links desconhecidos. Febraban orienta desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos.
• Não preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday
• Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online
• Sempre conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha
• Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
• Após fazer uma compra de maneira presencial, sempre conferir se o cartão devolvido é realmente o seu cartão.
• Nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras e digitar seus dados bancários.
• Sempre usar em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado.
Fonte: IG
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