Felicidade e alegria ao lado dos netos só lhe farão bem.
Os avós são pais duas vezes – se o amor que se sente por um filho já é gigante, o amor por um neto consegue ser ainda maior.
Os filhos chegam em forma de constante aprendizado, uma verdadeira lição sobre adaptação, paciência e descoberta de um universo inteiramente novo.
Já quando os netos chegam, a experiência é totalmente diferente: eles vêm para colorir os dias, divertir a rotina e relembrar o quão grande é o cuidado que podemos dedicar a alguém.
Avôs e avós são símbolo de carinho e representam um verdadeiro porto seguro para seus netos.
Mas você sabia que, além de fortalecer os laços familiares, o amor entre avós e netos faz bem para a saúde?
Brincar, conversar, partilhar tarefas e momentos com os netos funciona como uma verdadeira terapia, que beneficia tanto os idosos quanto as crianças.
Conheça agora as maravilhas que uma estreita relação entre avós e netos é capaz de fazer:
Para os avôs e avós:
Efeito antidepressivo
A terceira idade pode ser uma fase delicada para muitas pessoas – o avançar da idade atrai pensamentos intensos a respeito do fim da vida, que podem repercutir negativamente na condição emocional do indivíduo.
Para muitos casos, a cura está na convivência com os netos: estudos recentes da Universidade de Boston comprovaram que um forte vínculo com os netos é um potente remédio para afastar sintomas de depressão.
Auxiliar nas tarefas, dar caronas e levar para passear são algumas das atividades que fazem os avós sentirem que contribuem efetivamente na vida dos netos, afastando o sentimento de invalidade tão comum em quadros de depressão na terceira idade.
Além disso, a convivência com os netos traz alegria e leveza para o dia a dia, e é associada a emoções positivas no cérebro dos avós.
Disposição e lucidez
Jogar bola, pular corda, brincar no parque, montar quebra-cabeças, desenhar – essas são algumas das atividades que as crianças mais amam e que funcionam como um grande exercício para a saúde física e mental dos avôs e avós.
O ato de brincar com os netos estimula o idoso a realizar atividades que fogem de sua rotina habitual e desafiam o corpo a se manter ativo e lúcido.
Brincadeiras de movimentação beneficiam a circulação, a mobilidade e a coordenação motora dos avós, enquanto as brincadeiras de raciocínio lógico estimulam aspectos cognitivos como memória, linearidade de pensamento e associação de padrões – comandos mentais que costumam enfraquecer com o passar dos anos.
A relação próxima entre avós e netos é a chave para envelhecer com disposição física e mental.
Felicidade e alegria ao lado dos netos só lhe farão bem
Fonte de juventude
É muito comum que os idosos sintam certa melancolia ao perceber que já não acompanham o que está em alta na atualidade.
Mais uma vez, os netos ajudam na missão: os jovens funcionam como uma ponte entre os avós e a internet, os smartphones, as gírias atuais e a vida da forma como acontece hoje.
Essa conexão com a atualidade é bastante produtiva para os avós, fazendo com que atualizem sua visão de mundo e não se sintam deslocados ou “deixados para trás” pela sociedade contemporânea.
Ser amigo dos netos é uma ótima maneira de envelhecer sem perder o espírito jovem.
Felicidade e alegria ao lado dos netos só lhe farão bem
Para os netos:
Formação da personalidade
É nos primeiros anos de vida que os principais traços da personalidade de uma pessoa são definidos – por isso, é tão essencial que a criança receba amparo emocional e suporte familiar durante a infância.
O amor e o carinho recebidos dos avós criam um ambiente acolhedor, onde a criança se sente compreendida e cresce desenvolvendo sua confiança e autonomia.
A participação presente das figuras familiares é essencial para um crescimento saudável e livre de conflitos psicológicos.
Respeito aos mais velhos
A criança que convive desde cedo com os avós assimila naturalmente as limitações de cada faixa etária e aprende a aceitá-las e respeitá-las.
Também absorve a sabedoria de quem já tem muita experiência de vida, e reconhece a vivência dos idosos como fonte de bons conselhos e ensinamentos sobre coisas que ainda vão viver.
Respeitar e saber conviver harmoniosamente com avôs e avós – que possuem características tão distintas das crianças e jovens – faz com que os netos também tenham facilidade para respeitar as demais pessoas, formando cidadãos que entendem a importância de viver em meio às diferenças.
Amor, muito amor
A criança que cresce envolta pelo amor não somente dos pais, mas também dos avós, sente-se protegida e amparada para encarar todas as descobertas e transformações que permeiam o início da vida.
Crescer com o carinho do avô e da avó é muito mais gostoso!
Fonte: Cooperusaude
Veja também no Portal AVôVó:
